terça-feira, 16 de dezembro de 2008

"Público": on-line ainda por explorar

No canto superior esquerdo - considerado o mais importante -, o sítio do "Público" aloja uma galeria multimédia, com vídeos, fotos e banda desenhada. Neste caso, em destaque, estava o vídeo do jornalista iraquiano que atirou com os sapatos a George Bush, notícia com mais de 48 horas...

A notícia mais importante está localizada ao centro, em cima, com um título a negrito, em azul, com um lead para o texto (no caso, um despacho da "Agência Lusa", sem qualquer tratamento específico para o on-line).

Seguem-se outros textos - 11 no total -, mais ou menos no mesmo formato, disponibilizando comentários e, alguns, links para notícias relacionadas (histórico).

Ou seja: as notícias da edição elctrónica do "Público" não são feitas propositadamente para esta plataforma: títulos muito grandes, textos de agência completos (embora separando os parágrafos e coloque intertítulos).

Do lado direito, está alojada a publicidade e, em baixo desta, a secção "Mais Notícias" (Últimas, Mais Lidas, Mais Comentadas e Mais Enviadas).

Quase todos os conteúdos são de agência, sem preocupação de escrita para o on-line. Logo a seguir, em baixo, pode aceder-se à versão impressa do dia, através de do download de ficheiro pdf.

Voltando ao lado esquerdo: para além de uma barra de publicidade, tem uma chamada para um colunista do jornal ("Opinião"), com um link para a "ideia-chave", do lado oposto, a "frase do dia" de outro jornal.

De resto pode ver-se na primeira página como destaque na parte inferior, ideais para o "Lazer" e o "Cartaz" (espectáculos); para além das notícias por secções onde se pode aceder ao "histórico".

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